Regina Miki diz que é preciso expulsar bandidos travestidos da polícia de Alagoas

09-12-2012 01:05

 

Secretária Nacional de Segurança disse que policial recebe do Estado o poder de defesa

aA

Por: Wadson Correia
Imagens: Gustavo Oliveira

Diversas autoridades participaram na manhã desta terça-feira, 04, das comemorações dos oito anos da Força Nacional (FN) no Brasil. A solenidade aconteceu na Academia da Polícia Militar, no bairro do Trapiche da Barra, região Sul de Maceió.

Em Alagoas a FN militar chegou em julho de 2010, após solicitação do governador Teotonio Vilela Filho (PSDB), como um dos instrumentos para um maior combate a violência em Maceió e algumas cidades do interior.

A participação dos militares nas prisões de traficantes de drogas e homicidas levou o Governo do Estado a solicitar do Governo Federal o aumento do efetivo e a renovação da permanência da FN em Alagoas, o que foi aceito pelo Ministério da Justiça (MJ).

Este ano, em decorrência dos números elevados de homicídios, que deixou o Estado – novamente – no topo do ranking de crimes no país, foi preparado um projeto piloto chamado de Brasil Mais Seguro, cuja principal meta é a de “estagnar” homicídios e o tráfico de drogas.

Dentro do projeto também foi criada a Delegacia de Homicídios (DH) de Maceió, formada por equipes de delegados e policiais da Força Nacional Judiciária e da Polícia Civil (PC) de Alagoas e que após sua implantação – cerca de cinco meses – já tem comprovado a diminuição da taxa de crimes de morte, prisões de homicidas perigosos e esclarecimentos de diversos assassinatos.

Durante a solenidade uma das presentes foi a Secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Mike. Demonstrando insatisfação com os recentes episódios, ela comentou sobre a participação de policiais alagoanos em crimes.

“As nossas corporações não admitem mais pessoas que fazem o uso da farda para desvirtuar lá na ‘ponta’. O policial recebe do Estado o poder de defesa da sociedade, inclusive com o uso da força. Ele tem informações privilegiadas .. não pode fazer uso disso, a não ser para defesa da sociedade”, disse a secretária que foi enfatica ao falar que é nmecessário combater, punir e expulsar os bandidos travestidos de policiais que mancham a imagem das policias. A frase da secretária foi aplaudida por outras autoridades e pelo público presente.

Já o secretário de Defesa Social, Dário Cesar, comentou as conquistas do plano Brasil Mais Seguro no combate aos homicídios.

“Esse trabalho de Segurança Publica é de médio e longo prazo. O que nós vislumbramos nesse momento é que estamos avançando e muito. Nós temos excelentes resultados a curto prazo, mais isso é indicação apenas que estamos no caminho certo e que muito ainda se tem a fazer”, declarou Dário Cesar.

Dário também confirmou que novos investimentos estão sendo implementados na Segurança Pública de Alagoas ainda este ano e citou como exemplo a aquisição de um helicóptero próprio para a Defesa Social. A aeronave, segundo ele, chega ao Estado no próximo dia 14.

Outra novidade é a mudança da sede da Delegacia de Homicídios, que sai do Centro de Maceió e vai para o bairro da Santa Amélia, parte alta da cidade, onde terá um maior espaço.

O secretário também destacou a construção do novo presídio do Agreste de Alagoas, que será no município de Craibas e o presídio de Segurança Máxima em Maceió, dentro do Sistema Prisional, além dos concursos para delegados e agentes da PC e para a Pericia Oficial que passará a ter o dobro do atual efetivo. 
 

 

GALERIA DE FOTOS 

  •